quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Qualidade é buscar a Simplicidade

Quero compartilhar este video com o trecho de uma palestra do Mario Sérgio Cortella que exemplifica muito bem de como buscar soluções nas coisas mais simples e também sobre a valorização do conhecimento das pessoas da linha de frente.

O que é o Dia Mundial da Qualidade?

O Dia Mundial da Qualidade, este ano comemorado em 12 de Novembro, é um evento promovido pelo CQI – Chartered Quality Institute (Instituto da Qualidade Garantida).

Ele foi introduzido pelas Nações Unidas em 1990 para aumentar a conscientização mundial da importante contribuição que a Qualidade oferece para o crescimento e prosperidade das Empresas e das Nações.
Seu propósito é encorajar a participação e o engajamento de indivíduos e empresas nesse sentido.

Numa economia globalizada, onde o sucesso depende de qualidade, inovação e sustentabilidade, o Dia Mundial da Qualidade é uma chance de reforçarmos esses temas nas bases das nossas organizações e também aumentarmos o foco na Qualidade!

Um pouco de História…
Em 1988 foi formada a Fundação Européia para Gestão de Qualidade e o primeiro Dia Mundial da Qualidade aconteceu em novembro de 1989. Não há formalmente a instituição do Dia Mundial da Qualidade, nem um motivo específico para a escolha desta data. É comum as organizações europeias comemorarem este dia na segunda quinta-feira do mês de Novembro. Hoje ele é uma iniciativa conjunta de cerca de 35 países europeus, membros da “European Organization for Quality”.
 
No Brasil, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP foi Implantado como resultado da Exposição de Motivos (EM) nº 171, de 26 de junho de 1990. Na época, foi proposto Novembro como o Mês da Qualidade, já que o dia 9 desse mês é, desde 1989, mesmo que não oficialmente, o “Dia Mundial da Qualidade”. O ano de 1991 também foi proposto aqui como o Ano da Qualidade.
 
Mas porquê Qualidade?
A qualidade é um termo que está em todos os lugares, em todos os aspectos da nossa vida! Para organizações, porém, desdobrar abordagens de Qualidade é uma condição prévia para criarem um negócio sustentável.
 
As abordagens da qualidade podem beneficiar sua organização de muitas formas. Podem:

- melhorar a satisfação dos clientes;

- reduzir custos e melhorar a rentabilidade;

- apóia a melhoria e a inovação;

- ajuda a identificar e administrar riscos;

- assegura o cuidado e responsabilidade corporativos.

 
Texto adaptado de “What is World Quality Day?“, que pode ser visto na íntegra (em inglês) no site do CQI.