Quero compartilhar este video com o trecho de uma palestra do Mario Sérgio Cortella que exemplifica muito bem de como buscar soluções nas coisas mais simples e também sobre a valorização do conhecimento das pessoas da linha de frente.
Este espaço foi reservado para a falar sobre qualidade, em todos os sentidos, qualidade de vida, qualidade no trabalho, no telemarketing, nas relações humanas, nas ações socias, enfim...de um modo geral, tudo o que pode ser feito com qualidade. “Conhecer as próprias qualidades, saber aperfeiçoá-las e saber o que não se é capaz de fazer são o segredo da evolução e do aprendizado contínuo”. (Peter Drucker)
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
O que é o Dia Mundial da Qualidade?
O Dia Mundial da Qualidade, este ano comemorado em 12 de Novembro, é um evento promovido pelo CQI – Chartered Quality Institute (Instituto da Qualidade Garantida).
Ele foi introduzido pelas Nações Unidas em 1990 para aumentar a conscientização mundial da importante contribuição que a Qualidade oferece para o crescimento e prosperidade das Empresas e das Nações.
Seu propósito é encorajar a participação e o engajamento de indivíduos e empresas nesse sentido.
Numa economia globalizada, onde o sucesso depende de qualidade, inovação e sustentabilidade, o Dia Mundial da Qualidade é uma chance de reforçarmos esses temas nas bases das nossas organizações e também aumentarmos o foco na Qualidade!
Um pouco de História…
Em 1988 foi formada a Fundação Européia para Gestão de Qualidade e o primeiro Dia Mundial da Qualidade aconteceu em novembro de 1989. Não há formalmente a instituição do Dia Mundial da Qualidade, nem um motivo específico para a escolha desta data. É comum as organizações europeias comemorarem este dia na segunda quinta-feira do mês de Novembro. Hoje ele é uma iniciativa conjunta de cerca de 35 países europeus, membros da “European Organization for Quality”.
No Brasil, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP foi Implantado como resultado da Exposição de Motivos (EM) nº 171, de 26 de junho de 1990. Na época, foi proposto Novembro como o Mês da Qualidade, já que o dia 9 desse mês é, desde 1989, mesmo que não oficialmente, o “Dia Mundial da Qualidade”. O ano de 1991 também foi proposto aqui como o Ano da Qualidade.
Mas porquê Qualidade?
A qualidade é um termo que está em todos os lugares, em todos os aspectos da nossa vida! Para organizações, porém, desdobrar abordagens de Qualidade é uma condição prévia para criarem um negócio sustentável.
As abordagens da qualidade podem beneficiar sua organização de muitas formas. Podem:
- melhorar a satisfação dos clientes;
- reduzir custos e melhorar a rentabilidade;
- apóia a melhoria e a inovação;
- ajuda a identificar e administrar riscos;
- assegura o cuidado e responsabilidade corporativos.
Texto adaptado de “What is World Quality Day?“, que pode ser visto na íntegra (em inglês) no site do CQI.
Assinar:
Postagens (Atom)