terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quais os benefícios da PNL no seu dia-a-dia?

A programação neurolinguistica (PNL), é a ciência da excelência humana. Ela estuda o comportamento não como um fim, mas sim como resultado de diversas interações da pessoa com suas próprias experiências subjetivas e, consequentemente, dos resultados que essa pessoa produz nesse meio. Influenciando e sendo influenciada. Assim, pode-se dizer com convicção que a PNL possui aplicações em todas as áreas de atuação conhecidas. Apresentamos apenas alguns exemplos, devido à amplitude de aplicações, o ideal é a personalização de um bom programa de PNL às necessidades e contextos específicos.

Aprimoramento Pessoal e Profissional: Todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos. As que conseguem melhores resultados em suas vidas são as que conseguem utilizar seus pontos fortes como instrumentos de realização enquanto que identificam e melhoram aqueles pontos em que são mais fracas. Por exemplo, uma pessoa altamente organizada, tecnicamente preparada e que ocupa uma função de assistente de gerência numa empresa tem nessas qualificações seus pontos fortes. Um comportamento social retraído, a comunicação e o relacionamento apenas focado no essencial são pontos fracos que a limitam social, pessoal e profissionalmente. A PNL pode promover o seu desenvolvimento eliminando os pontos fracos e os substituindo por comportamentos mais assertivos como a desenvoltura, flexibilidade relacional e auto-estima.

Saúde, terapias, reabilitação física e reeducação alimentar: A Organização Mundial de Saúde — OMS tem divulgado, sistematicamente, que a maioria das doenças é de fundo psicossomático. Isso significa que o aspecto emocional das pessoas é um fator determinante num tratamento ou mesmo como processo preventivo. Na área da saúde a PNL tem contribuições importantes para auxiliar profissionais e pacientes na mudança de crenças limitantes e na criação de estados emocionais saudáveis. Na terapia a PNL pode ser utilizada por qualquer terapeuta, de qualquer linha de atuação, como instrumento de aceleração de resultados. Nos atendimentos envolvendo fobias, compulsões e distúrbios comportamentais de modo geral, a PNL é uma ferramenta que torna o trabalho do terapeuta ainda mais efetivo, rápido e ecológico. No campo da reabilitação física o estado emocional do paciente é determinante fundamental na evolução dos casos. Com a aplicação da PNL, obtêm-se avanços espetaculares. Outra área em que a PNL pode se tornar uma aliada de peso é nos processos envolvendo tratamentos dos distúrbios alimentares (anorexia, bulimia) e também nos programas de reeducação alimentar, como instrumento eficaz na eliminação de compulsões e hábitos negativos arraigados.

Ambiente Corporativo: Em todos os estudos realizados envolvendo programas de melhoria de gestão — Qualidade Total, Seis Sigma, etc. O fator comportamento — relacionamento e comunicação — é o que mais influencia nos resultados. As crenças pessoais, as agendas ocultas, os metaprogramas e outros elementos individuais, conscientes e, a maioria inconsciente, pode significar entraves que geram milhares e até mesmo milhões de prejuízos às organizações. A PNL como ferramenta comportamental encontra uma gama de possibilidades dentro das organizações: eliminação de conflitos, melhoria da comunicação, dos relacionamentos, negociação e vendas, persuasão, como ferramenta de treinamentos, otimização de clima interno, mudanças de paradigmas, implementação de novos projetos, criação de cenários futuros, elaboração de projetos com mais velocidade e criatividade, modelagem de competências, estabelecimento de objetivos comuns, criação de equipes sinérgicas, etc.

Ambiente Escolar / Aprendizagem: A instituição de ensino que agrega a PNL em seu sistema não prescinde de seus métodos básicos. A PNL não visa a substituir nenhuma metodologia. Mas o uso da PNL pode tornar essas metodologias de ensino mais eficazes, enquanto instrumento gerador de aprendizagem. A PNL fornece um novo modelo de como as pessoas aprendem. O exato entendimento da forma como o cérebro trabalha pode ser uma ferramenta que torna o processo ensinar / aprender muito mais eficaz. Todas as pessoas utilizam estratégias mentais para aprender, só que a maioria desconhece as próprias estratégias, com o uso da PNL é possível que os responsáveis pelo ensino as identifiquem e as disseminem para todo o grupo de alunos. Pesquisas comprovam que há um estado emocional adequado ao aprendizado, como uma ciência da atualidade, do mundo em movimento acelerado, a PNL possibilita a geração desses estados emocionais apropriados para o aprendizado excelente de modo rápido e ecológico, respeitando os valores de alunos e professores. A PNL utiliza os sentidos de maneira integrada, para com isso produzir experiências cognitivas distintas, mas proporcionando aprendizados sistêmicos. Não se trata de aplicação de técnicas padronizadas, e sim de criar habilidades que permitam aos professores processos generativos de ensino / aprendizagem.

Esporte: Além do preparo técnico e físico, os atletas precisam manter altos índices de controle emocional, para com isso atingir a concentração necessária para manter o foco na realização máxima, saber lidar com o adversário, com a cobrança dos dirigentes, da torcida, da imprensa, da família e de si mesmos. A PNL possibilita alcançar esses níveis de equilíbrio de modo rápido e eficaz. Além de servir como ferramenta de aprendizagem, que pode ser útil no desenvolvimento de estratégias, na criação de padrões de modelagem de atletas excepcionais, no desenvolvimento do espírito de equipe, no processo de geração de motivação individual e geração de entusiasmo no grupo. O professor Hermes Balbino, do departamento de Educação Física, da Universidade de Campinas – UNICAMP, e preparador da Seleção Brasileira de Basquete Feminino, utiliza a PNL na preparação da equipe. Ícones de nosso esporte, como o inesquecível Airton Senna, Guga, Gilberto Silva, são exemplos de excelência e desempenho e de aplicação PNL.

Coaching Pessoal e Profissional: A palavra Coach no inglês significa treinador. O termo foi importado para o desenvolvimento pessoal e ganhou notoriedade no mundo corporativo. Na verdade, o termo é uma metáfora que pode ser ilustrada observando-se o trabalho de grandes treinadores como Telê Santana, Felipão, Bernardinho, etc. Eles não jogam, não entram em campo ou na quadra, literalmente, mas além de extrair o melhor de seus atletas, os incentiva, critica e orienta, sempre os direcionando para a obtenção de resultados satisfatórios, de desempenho máximo. Os programas de coaching visam à preparação da pessoa para que ela possa, por si, com a orientação do coach e com a aplicação de ferramentas como a Boa Formulação de Objetivos e a PNL, incrementar os resultados de um programa, seja ele de coaching pessoal ou profissional. Isso porque o coaching com a PNL utiliza um instrumental duplo: o conhecimento das ferramentas do coaching, associado ao domínio da utilização das técnicas de mudança e potencialização da PNL. Um bom programa de coaching sempre é mensurado com base em resultados mensuráveis e o coach somente é necessário até o momento em que o cliente julgar que já pode seguir sozinho. Por isso as empresas buscam por líderes com perfil de coach, líderes inspiradores, etc.

Comunicação e Expressão: Pelo menos quatro em cada dez pessoas enfrentam problemas para falar em público ou lidam com grandes dificuldades para se comunicar eficazmente pela escrita ou verbalmente. O paradoxo disso é que pelo menos seis em cada dez funções profissionais exigem essas habilidades hoje em dia. Comunicar-se eficazmente através da escrita ou da fala e expressar-se em público hoje significa muito mais do que ter rompantes de retórica. Hoje o que faz a diferença é a capacidade de expressar e comunicar bem, transmitir a mensagem de forma clara e objetiva para que o ouvinte a receba com o mínimo de distorções e o máximo de clareza e objetividade. Memorandos, relatórios, reuniões, apresentações de projetos, condução de treinamentos, orientação a grupos de clientes, participar de atividades em que a imagem gravada é uma tônica (videoconferências, vídeos treinamentos, etc.) são situações recorrentes. A maioria das pessoas conhece o assunto, domina alguma técnica e, no entanto, não consegue um bom desempenho. Isso porque existem “programas mentais” ineficazes, medos, inseguranças e outras limitações que puxam o desempenho para baixo. Com a aplicação da PNL e um bom acervo de processos e a formação de bons comunicadores, que dominarão as habilidades de apresentação em público, a expressão verbal e comunicação escrita, é possível através de programas de curta duração, mas de eficácia crescente.

domingo, 10 de outubro de 2010

O que é Programação Neurolinguística? – O estado da arte da excelência

A Programação Neurolinguística ou PNL é o estudo de como o cérebro recebe, processa, codifica, decodifica e exprime as experiências de uma pessoa em seus comportamentos.

A PNL é a o estado da arte da excelência. É arte porque cada pessoa imprime sua marca e seus estilos àquilo que faz com mestria, algo que jamais pode ser aprendido através de palavras ou técnicas.


As habilidades dos seres humanos nos negócios, nos esportes, nas artes, nos relacionamentos, na expressão de sua inteligência emocional e em todas as áreas obedecem a padrões de pensamento e de ação. Esses padrões são facilmente desenvolvidos, ampliados ou modificados por meio de um processo chamado Modelagem, através das técnicas específicas da PNL.

PROGRAMAÇÃO: Refere-se à capacidade do ser humano de receber, processar, armazenar e transformar informações sensoriais em comportamentos, aprendizados. Todas as pessoas possuem o mesmo aparelho psíquico. A diferença entre os resultados que obtemos está nos programas mentais que utilizamos, isto é, na forma como organizamos nossos pensamentos. Todo comportamento é um aprendizado. Todo comportamento é uma experiência neurológica. Ou seja, “Programação” refere-se ao Aprendizado comportamental.
 
NEURO: Reporta-se ao Sistema Nervoso Central – SNC, ao cérebro que é o berço da mente. (Seu disco rígido, HD Neural.) O Sistema Nervoso é uma central de comunicação entre mente e corpo. Isso significa que todas as nossas ações, sejam elas em pensamentos ou ações dependem dessa intricada combinação de estímulos e respostas. Nosso comportamento é uma resposta a uma experiência neurosensorial. Nossas atitudes e comportamentos são respostas ao processo neuro-associativo, incluindo o sistema sensorial, os cinco sentidos, que funcionam como coletores de informações do mundo externo e de nós mesmos.

LINGUÍSTICA: Refere-se às diversas linguagens usadas na percepção e emissão de informações do e para o meio ambiente: sinais, gestos, tons, sons, imagens, cheiros, gostos, texturas, expressões, temperaturas, sentimentos, emoções, etc. Existem, portanto, a linguagem verbal e não-verbal — linguagem neurosensorial, por exemplo, um sentimento de capacidade ou incapacidade — e é dela que nos utilizamos para nos comunicarmos com o mundo, indica que nossas estratégias mentais e comportamentais são organizadas e seqüenciadas através da linguagem e da comunicação intra e interpessoal, nossa percepção interna e externa.

É também um conjunto de modelos e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente ao desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".

O foco original da PNL era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças

As pressuposições da PNL são princípios sobre os quais se fundamenta sua aplicação.
São eles:

 As pessoas respondem a sua experiência, não à realidade em si.

 Ter uma escolha ou opção é melhor do que não ter uma escolha ou opção.

 As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento.

 As pessoas funcionam perfeitamente.

 Todas as ações têm um propósito.

 Todo comportamento possui intenção positiva.

 A mente inconsciente contrabalança a consciente; ela não é maliciosa.

 O significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que obtém.

 Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.

 Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa.

 Processamos todas as informações através de nossos sentidos.

 Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência.

 Se quiser compreender, aja."

(O'CONNOR, Joseph. Manual de Programação Neurolinguística: PNL. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. p. 5-7).