nas Relações

Quer melhorar sua relação com as pessoas e compreender-se melhor?
Conheça o que é a Constelação Sistêmica

 
A contestação sistêmica é um método psicoterápico que trabalha principalmente as emoções que influenciam nossas decisões e pode te ajudar muito na sua relação com as pessoas. 


Seu alcance é diverso: tem sido usada tanto em tratamentos terapêuticos diversos, como também na busca de soluções profissionais e empresariais.


A dinâmica da constelação demonstra que existe uma ligação inconsciente que influência mutuamente as pessoas que convivem dentro de um sistema: seja uma família, uma empresa, um departamento, uma cidade ou até um país. Quando não ajustada, esta ligação exerce uma influência que traz conflito, dor, dificuldades, mantendo pessoas que criam um sentimento de co-dependência entre si.


Quando ajustada, naturalmente as pessoas partem em busca de seus próprios caminhos de realização pessoal, de forma independente, respeitando os outros indivíduos, porém, sem sentir-se na obrigação de agir ou reagir devido às atitudes dos outros. A dinâmica da constelação deixa claro a necessidade da liberdade individual, do respeito aos papéis que cada um exerce e do limite entre “o dar e receber” nas relações, para que os grupos possam estar em harmonia.


A liberdade é interior: é uma libertação das próprias crenças limitantes e da necessidade de viver e agir pelo e para o outro. É uma liberdade madura e que provoca efeitos positivos em todos os clientes que se permitem desfrutar desta liberdade.


Origem
Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.


Esse filósofo deparou-se com um fenômeno descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70, quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”: que uma pessoa estranha, convocada a representar um membro da família, passa a se sentir exatamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo, de forma exata, sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.


Esse fenômeno, ainda muito pouco compreendido e explicado, já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama. Algumas hipóteses têm sido levantadas também utilizando-se da teoria de evolução dos "campos morfogenéticos", formulada pelo biólogo britânico Rupert Sheldrake.


De posse de detalhadas observações sobre tal fenômeno, Hellinger adquiriu experiência e, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias”, descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.


As descobertas fundamentais
Hellinger descobriu alguns pontos esclarecedores sobre a dinâmica da sensação de “consciência leve” e “consciência pesada”, e propôs uma “consciência de clã” (por ele também chamada de “alma”-- no sentido de algo que dá movimento , que “anima”), que se norteia por “ordens” arcaicas simples, que ele denominou de “ordens do amor”, e demonstrou a forma como essa consciência nos enreda inconscientemente na repetição do destino de outros membros do grupo familiar.


Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:


1. a necessidade de pertencer ao grupo
2. a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos
3. a necessidade de hierarquia dentro do grupo


As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.


O procedimento
A “constelação familiar” consiste em um método no qual um cliente apresenta um tema de trabalho e, em seguida, o terapeuta solicita informações sobre a vida de membros de sua família, como mortes precoces, suicídios, assassinatos, doenças graves, casamentos anteriores, número de filhos ou irmãos.


Com base nessas informações, solicita-se ao cliente que escolha entre outros membros do grupo, de preferência estranhos a sua história, alguns para representar membros do grupo familiar ou ele mesmo. Esses representantes são dispostos no espaço de trabalho de forma a representar como o cliente sente que se apresentam as relações entre tais membros. Em seguida, guiado pelas reações desses representantes, pelo conhecimento das "ordens do amor" e pela sua conexão com o sistema familiar do cliente, o terapeuta conduz, quando possível, os representantes até uma imagem de solução onde todos os representantes tenham um lugar e se sintam bem dentro do sistema familiar.


Aplicações
A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:


• melhoria das relações familiares
• melhoria das relações interpessoais nas empresas
• melhoria das relações no ambiente educacional


Tais aplicações deram início a abordagens derivadas, denominadas de constelações familiares, constelações organizacionais e pedagogia sistêmica.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia




A Qualidade Começa em Você !

No livro A QUALIDADE COMEÇA EM MIM de Tom Chung, desde a introdução e nos seus capítulos iniciais os conceitos básicos para que mesmo uma pessoa sem conhecimento prévio possa entender o que a PNL propõe.

Este livro torna-se leitura obrigatória para os practitioners, que ainda estão em processo de formação, e também para masters e trainers, que podem assim observar como um mesmo assunto pode ser colocado e ensinado de diferentes formas, mudando apenas a perspectiva e o ponto de vista de quem apresenta o tópico.

É uma excelente oportunidade para se conhecer um modelo diferente ou nem tanto dos nossos mestres anteriores, para se acrescentar variedade aos nossos conhecimentos. Logo de início a apresentação do livro cativa o leitor ao folheá-lo, vê-se citações à esquerda do texto escrito em várias páginas, ilustrações divertidas e cada capítulo inicia com uma frase sobre a vida. Outro aspecto interessante é que o texto escrito ocupa pouco mais da metade da folha, o que deixa mais espaço em branco na página do que a maioria dos livros que vemos por aí, e torna a leitura agradável dando uma sensação que lemos de forma mais rápida.

A forma como o texto está impresso, as ilustrações bem-humoradas e explicativas e as citações inteligentes referentes ao assunto que está exposto, demonstram que Tom Chung sabe como usar a PNL de maneira a torná-la mais clara e atraente aos seus leitores, além de ter profundo conhecimento nesta área. Chama a atenção a grande quantidade de metáforas e histórias contadas, colocadas desde a introdução até as últimas páginas, e que juntamente com as citações enriquecem os conteúdos apresentados. Neste livro encontramos desde os conceitos básicos de filtros, partes, pressupostos, crenças, até como formular objetivos bem formados e as condições de boa forma, como obter rapport, bem como uma excelente explanação dos sistemas representacionais, movimentos oculares, predicados e outras pistas de captação sensorial.

Há também interessantes capítulos sobre metamodelo, âncoras e círculo de excelência e resignificação, além de encontrarmos aqui e ali exercícios colocados sob forma de brincadeiras. Talvez meu único desapontamento com este livro seja a não inclusão de uma bibliografia, apesar da citação de inúmeros autores. Apropriadamente, o livro termina em um epílogo que conta metáforas e o último capítulo trata da ecologia em PNL.

Do autor: "Liderar sem princípios é o mesmo que dizer às pessoas: Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço - Líderes neurolingüistas ensinam pelo seu exemplo de vida e não pelo barulho que fazem".