domingo, 10 de outubro de 2010

O que é Programação Neurolinguística? – O estado da arte da excelência

A Programação Neurolinguística ou PNL é o estudo de como o cérebro recebe, processa, codifica, decodifica e exprime as experiências de uma pessoa em seus comportamentos.

A PNL é a o estado da arte da excelência. É arte porque cada pessoa imprime sua marca e seus estilos àquilo que faz com mestria, algo que jamais pode ser aprendido através de palavras ou técnicas.


As habilidades dos seres humanos nos negócios, nos esportes, nas artes, nos relacionamentos, na expressão de sua inteligência emocional e em todas as áreas obedecem a padrões de pensamento e de ação. Esses padrões são facilmente desenvolvidos, ampliados ou modificados por meio de um processo chamado Modelagem, através das técnicas específicas da PNL.

PROGRAMAÇÃO: Refere-se à capacidade do ser humano de receber, processar, armazenar e transformar informações sensoriais em comportamentos, aprendizados. Todas as pessoas possuem o mesmo aparelho psíquico. A diferença entre os resultados que obtemos está nos programas mentais que utilizamos, isto é, na forma como organizamos nossos pensamentos. Todo comportamento é um aprendizado. Todo comportamento é uma experiência neurológica. Ou seja, “Programação” refere-se ao Aprendizado comportamental.
 
NEURO: Reporta-se ao Sistema Nervoso Central – SNC, ao cérebro que é o berço da mente. (Seu disco rígido, HD Neural.) O Sistema Nervoso é uma central de comunicação entre mente e corpo. Isso significa que todas as nossas ações, sejam elas em pensamentos ou ações dependem dessa intricada combinação de estímulos e respostas. Nosso comportamento é uma resposta a uma experiência neurosensorial. Nossas atitudes e comportamentos são respostas ao processo neuro-associativo, incluindo o sistema sensorial, os cinco sentidos, que funcionam como coletores de informações do mundo externo e de nós mesmos.

LINGUÍSTICA: Refere-se às diversas linguagens usadas na percepção e emissão de informações do e para o meio ambiente: sinais, gestos, tons, sons, imagens, cheiros, gostos, texturas, expressões, temperaturas, sentimentos, emoções, etc. Existem, portanto, a linguagem verbal e não-verbal — linguagem neurosensorial, por exemplo, um sentimento de capacidade ou incapacidade — e é dela que nos utilizamos para nos comunicarmos com o mundo, indica que nossas estratégias mentais e comportamentais são organizadas e seqüenciadas através da linguagem e da comunicação intra e interpessoal, nossa percepção interna e externa.

É também um conjunto de modelos e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente ao desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".

O foco original da PNL era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças

As pressuposições da PNL são princípios sobre os quais se fundamenta sua aplicação.
São eles:

 As pessoas respondem a sua experiência, não à realidade em si.

 Ter uma escolha ou opção é melhor do que não ter uma escolha ou opção.

 As pessoas fazem a melhor escolha que podem no momento.

 As pessoas funcionam perfeitamente.

 Todas as ações têm um propósito.

 Todo comportamento possui intenção positiva.

 A mente inconsciente contrabalança a consciente; ela não é maliciosa.

 O significado da comunicação não é simplesmente aquilo que você pretende, mas também a resposta que obtém.

 Já temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los.

 Mente e corpo formam um sistema. São expressões diferentes da mesma pessoa.

 Processamos todas as informações através de nossos sentidos.

 Modelar desempenho bem-sucedido leva à excelência.

 Se quiser compreender, aja."

(O'CONNOR, Joseph. Manual de Programação Neurolinguística: PNL. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. p. 5-7).

Um comentário:

  1. “A mente é como um paraquedas, só funciona quando aberta”. – Lord Thomas Dewar

    Uma regra básica da PNL é que sempre devemos informar ao cérebro o que queremos e não o que não queremos.

    Portanto, se você deseja mudar a sua vida, procure estudar e praticar um pouco mais de PNL.

    ResponderExcluir