terça-feira, 24 de maio de 2011

Comunicação Interna: A diferença que faz a Qualidade!

Por Patricia Calazans

Quando começamos a falar em comunicação interna, sempre surge uma dúvida básica: Devemos falar em comunicação interna ou em endomarketing?

Primeiramente, vamos aos conceitos.

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.

Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

Já a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno). Portanto, a comunicação interna corre paralelamente com a circulação normal da comunicação que permeia todos os setores da comunicação, permitindo seu pleno funcionamento.

A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança. A comunicação também estimula o sentido de pertencer, o que gera comprometimento por parte dos funcionários.

Portanto, a diferença básica é que a comunicação é algo mais abrangente e se utiliza dos mais variados canais para comunicar todo tipo de informações.

Já o endomarketing se utiliza de estratégias do marketing para envolver o seu público.

Na prática, o importante é saber que quando você faz uma campanha publicitária ou lança um produto novo precisa fazer com que seu público interno saiba antes de todo mundo, ou seja, seu produto precisa ser “vendido” antes para o seu público interno. Parece óbvio, mas este cuidado gera orgulho e pertencimento. E quando você simplesmente comunica, você não os envolve nesta estratégia, apenas informa, sem fazer propriamente uma propaganda do seu negócio ou produto para o público interno.

Além disso, outro aspecto muito relevante dentro nas empresas é a comunicação entre as áreas. A união de diversas áreas de uma empresa precisa ocorrer para que o negócio se desenvolva com mais facilidade.

Para ilustrar o que acontece neste processo de comunicação, veja o quadro que exemplifica o que ocorre quando as empresas não se preocupam com este processo tão revelante dentro da organização:


Observe que não existe melhor estratégia de comunicação do que transformar seus funcionários em verdadeiros embaixadores de sua empresa.

Esses sintomas podem mostrar que as organizações não têm uma estratégia de relacionamento com seus funcionários. É como diz o ditado: “Se você não sabe onde ir, qualquer lugar serve”.

Parte da solução está em entender que a comunicação interna não pode ser função deste ou daquele departamento. É função de todos!

A comunicação interna é uma via de mão dupla, portanto, tão importante como comunicar é saber escutar. Escutar com sinceridade e genuíno interesse em agir sobre a informação recebida.

Por isso as lideranças devem ser as primeiras a se engajar no processo de comunicação interna, motivar suas pessoas para que se engajem ao processo e, além disso, dar as ferramentas, treinamentos e recursos para que isso aconteça. Devem também construir relacionamentos com seus funcionários com a missão de informar, persuadir, envolver e motivar as pessoas que constroem o negócio, sendo a prioridade Número 1 de qualquer líder nos dias de hoje.

Em resumo, tem uma frase muito popular que traduz muito bem tudo isso: “quem não comunica, se trumbica”.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto. "Traduzi" ele para o meu e para o nosso dia-a-dia e é tudo muito válido.

    Foi e sempre será muito bom aprender com você.


    Bjs, Tábhata

    ResponderExcluir