Frequentemente, nos deparamos entre a necessidade de solucionar um problema rapidamente e a necessidade de se evitar a ocorrência de outros problemas futuros.
Embora estes caminhos, muitas vezes, pareçam ser distintos e conflitantes entre si, eles não precisam ser.
A utilização das sete ferramentas básicas do controle da qualidade facilita o processo de gestão da qualidade, permitindo uma otimização dos resultados do sistema de gestão.
Por isso, a utilização destas ferramentas é de grande valor para sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001.
Devidamente aplicadas, estas ferramentas podem levar a:
• Elevação dos níveis de qualidade;
• Diminuição do custo, com produtos e processos mais uniformes;
• Minimizar o prejuízo para a sociedade;
• Projetos mais robustos;
• Melhor cooperação em todos os níveis da organização e
• Soluções planejadas em contraposição a soluções advindas de opiniões.
Estas ferramentas são:
Fluxograma;
Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe);
Folhas de Verificação;
Diagramas de Pareto;
Histogramas;
Diagrama de Dispersão;
Cartas de Controle:
– Dados por variáveis
- Dados por atributos
Para conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas, acesse o link abaixo:
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