segunda-feira, 16 de maio de 2011

Quais são as 7 ferramentas básicas da Qualidade?

Frequentemente, nos deparamos entre a necessidade de solucionar um problema rapidamente e a necessidade de se evitar a ocorrência de outros problemas futuros.

Embora estes caminhos, muitas vezes, pareçam ser distintos e conflitantes entre si, eles não precisam ser.

A utilização das sete ferramentas básicas do controle da qualidade facilita o processo de gestão da qualidade, permitindo uma otimização dos resultados do sistema de gestão.

Por isso, a utilização destas ferramentas é de grande valor para sistemas de gestão da qualidade baseados na norma ISO 9001.

 
Devidamente aplicadas, estas ferramentas podem levar a:

• Elevação dos níveis de qualidade;
• Diminuição do custo, com produtos e processos mais uniformes;
• Minimizar o prejuízo para a sociedade;
• Projetos mais robustos;
• Melhor cooperação em todos os níveis da organização e
• Soluções planejadas em contraposição a soluções advindas de opiniões.

Estas ferramentas são:

 Fluxograma;
 Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe);
 Folhas de Verificação;
 Diagramas de Pareto;
 Histogramas;
 Diagrama de Dispersão;
 Cartas de Controle:
  – Dados por variáveis
  - Dados por atributos

Para conhecer um pouco mais sobre estas ferramentas, acesse o link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário