terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gestão da Qualidade Total

Gestão da qualidade total ou total quality management – TQM – foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais.

Os conceitos dessa prática, desenvolvidos nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão pós-guerra o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça para as suas economias.

Durante um período de aproximadamente dez anos, pesquisadores e empresários de diversos países ocidentais procuraram identificar o DNA do sistema de gestão japonês, no intuito de poder adaptar suas características principais à realidade de seus países.

Em 1987, a International Standard Organization – ISO – publicou a série de normas ISO 9000, com o intuito de criar um padrão para a aplicação dos conteúdos de gestão da qualidade às empresas européias e, posteriormente, do mundo todo.

O que distingue a série ISO 9000 de outros programas da qualidade é que estas normas não estão voltadas para a qualidade do produto ou serviço. As normas ISO 9000 estão voltadas para o sistema de produção da empresa.

Esta situação única permite que toda empresa ou organização, independente de seu produto ou serviço, seja abrangida por uma normatização comum. Isto difere de outros sistemas da qualidade e prêmios, como a gerência da qualidade total – GQT – ou o Prêmio Nacional da Qualidade, os quais estão preocupados unicamente com o produto ou serviço e não com a forma com que as empresas atingem esta qualidade.

Fonte: BARROS, Ricardo Luiz Peixoto. Gestão da qualidade total. [S.l.: s.n].

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